MINICURSOS

13/12/2012 12:09

Dia 06 de abril de 2013 (sábado)

 
Local: EFOP/MG ( www.efop.com.br )

(Av. Afrânio de Azevedo, 2455 - Bairro Olinda - Uberaba/MG)

Duração: 4 horas

1 minicurso por período*

(Com excessão do minicurso Ornitologia do Cerrado)

 

 

               MANHÃ – das 08:00 às 11:40

 

Direito Ambiental com ênfase em Biotecnologia

   ( VAGAS ESGOTADAS )Por Rodrigo Borges de Barros
Atualmente é subsecretário municipal de meio ambiente e turismo de Uberaba-MG, professor da Universidade de Uberaba - UNIUBE/MG (graduação e pós-graduação - coordenador da pós). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito da Energia, Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito Global e Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, bioética, biotecnologia, biossegurança, biodiversidade, biopirataria, educação ambiental e energia.

 

Biodiversidade e Sustentabilidade

                (14 vagas) Por Wagner Rodrigues da Silva (Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutor em Ecologia)

Objetivos: Discutir o tema sustentabilidade, incluindo uma breve introdução aos conceitos e aplicações da ecologia, educação ambiental e conservação da biodiversidade. Este minicurso deve-se em razão da importância atual de se divulgar esse assunto, a sustentabilidade, em eventos dessa natureza, visando contribuir para a reformulação das bases da sociedade, principalmente sobre a postura do ser humano em relação aos bens do planeta Terra (exemplo a biodiversidade) e também sobre a qualidade das próprias inter-relações humanas.

 

Georreferenciamento aplicado à gestão ambiental

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Paleontologia no Cerrado do Triângulo Mineiro: Desde os dinossauros mesozoicos até as preguiças gigantes pleistocênicas.

(5 vagas) Por: Agustín G. Martinelli (Paleontólogo, Centro de Pesquisas Paleontológicas L. I. Price, CCCP-UFTM)

  • Principais sítios paleontológicos com fauna mesozoica (peixes, tartarugas, crocodilos, dinossauros, etc.) no Triangulo Mineiro) e comentários paleoambientais e taxonômicos.
  • Fauna quaternária (com enfases na região do T. Mineiro) até o estabelecimento do ecossistema atual.
  • Perspectivas futuras para a paleontologia do Cerrado.

 

Ecologia de Aracnídeos

(4 vagas) Por Jober Fernando Sobczak (Biólogo pela UFG, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar, atualmente professor do IFTM-Uberaba)

Atualmente existem mais de 43 mil espécies de aranhas catalogadas pela ciência. A maioria destas espécies foram descritas em regiões tropicais do planeta, como o Brasil. O objetivo deste minicurso é mostrar as interações ecológicas (ex: socialidade em aranhas, inimigos naturais, comportamento de construção de teia e forrageamento, etc) envolvendo várias espécies de aranhas, em especial a espécie Parawisia bistriata e Nephila clavipes que ocorrem no Cerrado. O curso terá parte teórica: 8:15 – 10:30 e parte prática: 10:30 – 11:40.
               
               Técnicas de levantamentos entomologicos

                   13 vagas

 

                  TARDE – das 14:00 às 17:40

 

Padrões de Qualidade e Técnicas de Captação de Água de Chuva para Produção Agrícola

                 ( 11 vagas ) Por  Dra. Sofia Luiza Brito e Dra. Norma Hernandez - Fundação UNESCO HidroEx

                

 

Bioindicadores de qualidade ambiental

                     ( VAGAS ESGOTADAS ) Por William Raimundo Costa (Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental - Diagnóstico e Adequação Ambiental)

 Sinopse: O minicurso de Bioindicadores de Qualidade Ambiental buscará proporcionar conhecimento acerca de espécies, grupos de espécies e comunidades biológicas cuja presença, abundância ou condições sejam indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental, bem como a forma correta de sua utilização e a escolha mais adequada para determinados tipos de ambientes, sendo discutidas metodologias usualmente empregadas em condições controladas e de campo.

 
Comportamento de canídeos

                (12 VAGAS) Por Cláudio Yudi

-  Identificar as espécies de canídeos silvestres
- Introdução ao comportamento dos canídeos: etologia
- Exemplos práticos.

 

Quirópteros do cerrado

   ( VAGAS ESGOTADAS )

Sinopse: o objetivo é conhecer a biologia e a taxonomia dos quirópteros do Cerrado Brasileiro, os métodos de captura e a importância da Vigilância Ambiental de Quirópteros Urbanos.

 

Técnicas de levantamento de fauna silvestre

( 1 vaga ) Por Luciano Henrique de Paula

Sinopse: Através do estudo das metodologias de levantamento de fauna, pretende-se ampliar a formação dos alunos ampliando conhecimento em relação a técnicas de levantamento e monitoramento da fauna, requeridas para os licenciamentos e monitoramentos de empreendimentos e ou pesquisa cientifica.

 

Identificação de serpentes brasileiras

                    (VAGAS ESGOTADAS) Por Juarez Gomes (Biólogo, Especialista em Avaliação de Flora e Fauna em estudos Ambientais pela Universidade Federal de Lavras - UFLA)

                   Sinopse: Este minicurso almeja conhecer a diversidade das serpentes brasileiras através de evidências morfológicas e por chave dicotômica, incluindo sobre a distinção entre espécies venenosas e não-venenosas, abordando assuntos como o habitat das diferentes espécies, alimentação, reprodução e epidemiologia de acidentes ofídicos no município de Uberaba - MG.            

 

Manhã e tarde:

Ornitologia do Cerrado

                   (4 vagas) Por Gustavo Bernadino Malacco da Silva (Biólogo pela UFU, Mestre em Engenharia Florestal, área de concentração Manejo Ambiental pela UFLV)

Dia 05/04 (sexta): Aula teórica, das 14h às 17h
Observação de campo na RPPN Vale Encantado: Das 7h às 10h40
 - Valor adicional de R$25,00
para a observação na RPPN Vale Encantado, incluindo transporte e Kit Alimentação.


Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe! cpp.valeencantado@hotmail.com