Mamíferos de nossa região

01/07/2012 18:50

 

    Os mamíferos são animais que dominaram todas as regiões do planeta, dês de regiões frias a regiões extremamente quente, de desertos a geleiras, do céus aos oceanos, isso graças as diversas formas e adaptabilidades que esses animais possuem. Em comum, todo mamífero apresenta a capacidade de alimentar os filhotes ao nascerem, e com poucas exceções fecundar e desenvolve-los dentro do útero da mãe. Esses animais desenvolveram diversas formas de se alimentarem e ainda a capacidade de raciocínio.

    A variedade de mamíferos na nossa região é gigantesca, a maioria deles apresentam hábitos noturnos, dificultando assim a sua visualização, o que nos deixa duvidas quanto sua presença ou não no local. Ficamos crentes que nunca veremos esses animais ao vivo, nunca pensamos que esses animais podem estar do lado de fora das nossas casas, ou ate mesmo dentro delas, porem animas menores, como morcegos, gambás e roedores convivem em nosso meio urbano bem ao nosso lado. A presença desses animais no meio urbano, mostra como estamos avançando ao meio animal, e esses são obrigados a adentrar a cidades.

     Esses animais tem grande importância para a natureza, eles são dispersores de sementes, como os roedores e macacos, controladores de populações como onças, tamanduá e capivaras, e até mesmo agente polinizadores como os morcegos. Sua importância é muita das vezes ignorada, pelo fato de doenças que esses animais podem transmitir porem estes animais continuam tendo sua importância à natureza, tendo assim que ser estudados e conservados.

    Há anos, os mamíferos tem sido alvo do homem, estes são usados na industria de moda, de caçadores colecionadores e até mesmo de supertições malucas. Sendo assim, muitos desses animais estão ou estiveram em extinção ou em risco de extinção, provando assim mais uma vez que esses animais precisão ser protegidos. Para evitar o conflito homem x animal, é importante a conscientização do homem para a importância desses animais, e provar que há diversas formas de se viver em harmonia com eles. Um jeito interessante de conhecê-los é ver esses animais em liberdade.